HomeProjectosInvestigação

Educação

Sons e Sentido

(1998,1999, 2000)

Projecto especialmente destinado à produção de materiais didácticos. Pretende pôr à disposição dos vários agentes educativos (alunos, professores, investigadores, casas editoras) edições comentadas do reportório pianístico e respectivo suporte áudio, contribuindo para facilitar e melhorar a preparação dos alunos no seu percurso de aprendizagem em piano. As edições de partituras comentadas e os respectivos CDs servem como  guia de audição de referência.

Este projecto foi desenvolvido com a colaboração do pianista Luís Pipa e integra as seguintes edições: 25 Estudos de Heller op. 45, edição da partitura anotada e comentada, acompanhada de registo áudio; registo áudio de "As Peças para Instrumento de Tecla do Pequeno Livro de Ana Magdalena Bach"; registo áudio de 6 Sonatinas de Clementi op. 36 e 6 Sonatinas de Dussek, op. 20, (no prelo).

Patrocínio: Ministério da Cultura – Instituto das Artes,  Ministério da Educação e Prodep II. 

Uma Cantata por Kioto

“Uma Cantata por Kioto – uma abordagem transversal do currículo numa escola vocacional de música” foi um outro trabalho de investigação desenvolvido em 2005, na AMVC, nas classes de Iniciação Musical, no âmbito de um projecto coordenado pelo Centro de Investigação de Estudos da Criança (CESC) – Universidade do Minho, em parceria com as Escolas Superiores de Educação de Viana do Castelo e de Santarém. Os resultados desta investigação foram apresentado no VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, organizado pela Universidade do Minho, em 16 de Setembro de 2005, com a conferência “Uma Cantata por Kioto – uma abordagem transversal do currículo numa escola vocacional de música”.Objectivo: Contribuir para a construção da competência do aprender a aprender, no âmbito da abordagem transversal do currículo (expressão musical/educação ambiental), implementando estratégias de ensino previamente definidas.