HomeProjectos

Ciclo Música Sacra Viana

Projecto multidisciplinar no domínio da música e arte religiosas desenvolvido em 2002, 2003 e 2004. Traduziu-se na divulgação e criação de reportório sacro, através da realização de concertos para diversas formações, da encomenda de obras a compositores portugueses e da realização de exposições de arte sacra e conferências. Incluiu também, desde 2003, exposições de presépios de artesãos portugueses.

Esta programação incluiu também uma vertente editorial, abrangendo os seguintes domínios: edição das obras musicais objecto de encomenda do Ciclo em suporte escrito; edição de brochura com a programação e notas ao programa; edição do catálogo da exposição de arte sacra.

Obras apresentadas em 1.ª audição absoluta:

Judas secundum Lucam, Joannem, Mathaeum et Marcum de António Pinho Vargas, para Coro e Orquestra, cuja estreia mundial ocorreu em 27 de  Setembro de 2002, em Viana do Castelo, na Igreja do Convento de S. Domingos, pela Orquesta e Coro Gulbenkian, sob a direcção do maestro Fernando Eldoro.

Motetes para um tempo de paixão de Eurico Carrapatoso, para coro a capella, cuja estreia mundial ocorreu em 4 de Outubro de 2002, em Viana do Castelo, na Igreja da Misericórdia, pelo Coral de Letras da Universidade do Porto, sob a direcção do maestro José Luís Borges Coelho.

Shîyr de João Pedro de Oliveira, para orquestra, solistas e banda magnética, cuja estreia mundial ocorreu em 19 de Setembro de 2002, em Viana do Castelo, no Teatro Municipal Sá de Miranda, pela Orquestra Nacional do Porto e as sopranos Sara Braga Simões e Ana Maria Pinho, sob a direcção do maestro  Marc Tardue.

Cantata VERBUM CARO op. 30 de Nuno Côrte-Real, para ensemble instrumental Coro e Barítono, cuja estreia mundial ocorreu a 23 de Dezembro de 2004, na Igreja do Convento de S. Domingos, pelo FAM Ensemble, Grupo de Câmara do Porto e o barítono Hugo Oliveira, sob a direcção do maestro Paulo Lourenço.

Patrocínios: Ministério da Cultura – Instituto das Artes, Fundação Átrio da Música e Câmara Municipal de Viana do Castelo

Parcerias: Câmara Municipal e Diocese de Viana do Castelo.