HomeProjectosVIANAVOCALE - Coro AMVC

Coro da Academia de Música de Viana do Castelo

/imgs/Coro AMVC/logotipo Viana Vocale.jpg 
Vitor Lima, Maestro 

Com uma atividade regular desde 1997, o Coro VianaVocale da Academia de Música de Viana do Castelo conta presentemente com cerca de 70 cantores, atuando em formação sinfónica ou como grupo a cappella e interpretando, essencialmente, obras do reportório clássico e romântico, com destaque para a música sacra. Participou em projetos nacionais e internacionais de reconhecido interesse, não só em Portugal, como em Espanha e Itália. Destacam-se os concertos no XI Ciclo Ibérico de Música Sacra 2003, em Tui;  Ciclo de Música Sacra Viana 2004, em Viana do Castelo;  Festival Giovanile di Musica Sacra Note di Spiritualità, em 2006 e 2008, em Verona; em 2015,  Festival Musical Juvenil, Itinerante e Intercultural “La via Dei Concerti” em Berceto, Cremona, Piacenza, Tione, Trento, Verona e na Expo Milão 2015. Desde outubro de 2010 tem vindo a participar no Festival de Outono, organizado pelo Conselho Cultural da Universidade do Minho e, desde 2013, no Festival Internacional de Música Coral da Póvoa de Varzim. Em 2014 e 2016 esteve presente no II e IV Ciclo de Requiem de Coimbra. Colaborou em 2013 com o Coro e a Orquestra Gulbenkian, sob direção do maestro Paul McCreesh, apresentando-se na Basílica de Mafra e em novembro de 2015 foi convidado a participar no 50 º aniversário dessa Fundação, em Lisboa.

No âmbito das comemorações dos 750 Anos da Fundação de Viana do Castelo, VianaVocale apresentou, em primeira audição mundial, Músicas de Villaiana - Coros Oceânicos, do compositor Cândido Lima, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, em 2009.

Em 2017, o Coro VianaVocale assinalou o seu 30º aniversário com a realização de um concerto coral sinfónico que integrou um Coro Participativo e a Orquestra da Escola Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM), tendo interpretado o Requiem em Ré menor de W. A. Mozart, no Centro Cultural de Viana do Castelo, sob a direção do maestro Juliàn Lombana. Em 2018, integrado no ciclo de concertos do programa “Sente a história” organizado pela CIM, VianaVocale dinamizou a constituição de um coro intermunicipal para a interpretação da Missa Tango de Luís Bacalov, cujo concerto decorreu no mesmo local, com a participação da Orquestra ARTEAM e com direção de Ernst Schelle.

Destacamos, em 2013, o registo em edição discográfica da Primeira Cantata de Natal de Fernando Lopes-Graça, numa homenagem à liberdade e à cultura popular; e, em 2019, Lendas e Hino do Alto Minho, com canções originais dos compositores Afonso Alves, Carlos Azevedo, Eurico Carrapatoso, Fernando Lapa, Mário Laginha e Telmo Marques.

São vários os solistas de renome nacional e internacional, que têm partilhado o palco conjuntamente com o VianaVocale: Maria Ogueta, ana Sofia Vintena, Ana Maria Pinto, Ângela Alves, Magna Ferreira, Maria João Matos, Roberta Pozzer, Carla Caramujo, Ana Barros, Dora Rodriguez (sopranos), Deolinda Resende, Paula Morna Dória, Cátia Moreso (mezzo-soprano), Margarida Reis, Francesca Martinelli e Patrícia Quinta (contraltos), Vítor Lima (contratenor), Rui Taveira, João Martins, Fernando Guimarães, José Lourenço, João Terleira, Carlos Guilherme (tenores), Luís Filipe Marques, João Merino, Furio Zanasi, Armando Noguera, (barítonos), Rui Silva, Nuno Dias, José Luis Barreto (baixo), entre outros.

Já se apresentou com a Orquestra Sinfónica Casa da Música, Orquestra de Música Antiga da ESMAE, Orquestra da Universidade do Minho, Orquestra do Algarve, Orquestra ARTAVE e Orquestra da Escola Profissional Artística do Alto Minho.

Desde 2001, Vítor Lima é maestro titular do Coro.

Vitor Limacontratenor e direcção coral           

Iniciou os seus estudos como contratenor na Academia de Música de Viana do Castelo, com o professor Rui Taveira. Frequentou cursos de aperfeiçoamento em canto com José Oliveira Lopes, MattiasGerchen, Max van Egmond, LorraineNubar, Jill Feeldman e ainda Lute Songs, com JakobLindberg. Como solista gravou “Stabat Mater” de Pergolesi para o programa "Sons da História", “Renacemento e Barroco”, com In Itinere, grupo de câmara da Universidade de Santiago de Compostela, e para a etiqueta Musicália o Cancioneiro de Elvas, com o qual obteve uma excelente crítica da revista Goldberg. Paralelamente ao canto, tem desenvolvido uma intensa atividade de direção coral.

Como diretor de coro gravou com o Coro VianaVocale a “Primeira Cantata do Natal para cantos tradicionais portugueses da Natividade” de Fernando Lopes Graça, e em 2019, com o coro de Câmara VianaVocale, Lendas do Alto Minho, no âmbito do projeto “Sente a História”, promovido pela CIM Alto Minho. É desde 2001 maestro titular do Coro da Academia de Música de Viana do Castelo, tendo estudado direção coral na Association British ChoralConducting (UK), com Peter Broadbent, Theeres Hibbard e Jo McNally. Mestre em Ensino da Música pela Universidade Católica do Porto. Galardoado como cidadão de Mérito, pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Exerceu funções docentes na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo e atualmente é professor no Conservatório Regional do Alto Minho - Academia de Música, na Escola Profissional Artística do Alto Minho e na Universidade do Minho em Braga.