HomeDestaques

Ciclo de Recitais - Fevereiro de 2009

Concerto Música Câmara Comentado áTRIO-(Silvia Cancela, Evandra Gonçalves e Ana Queirós)

Silvia Cancela, flauta

Evandra Gonçalves, violino

Ana Queirós, piano

áTRIO Ensemble 

Constituido por três jovens vianenses, com intensa actividade profissional e musical em Portugal e no estrangeiro, quer a solo quer em música de câmara, o áTRIO Ensemble apresenta-se com um programa constituído exclusivamente por obras do séc. XX, dando-nos a conhecer um reportório com origem em diferentes países. Obras de Heitor Villa-Lobos, Bela Bartok e Bohuslav Martinu transportam-nos até aos ritmos e harmonias brasileiros, até às danças e canções populares da Hungria e à influência da música checa. Podemos ainda conhecer uma das várias facetas de Nino Rota enquanto compositor de música erudita.Originalmente composta para piano e neste concerto apresentada na versão de Paul Arma para flauta e piano, a Suite Paysanne Hongroise de Bela Bartok, composta entre 1914 e 1917, é uma viagem através de danças e canções populares da Hungria. Enquanto que os Chants Populaires Tristes são tocantes e intimistas, as Vieilles Danses transparecem vivacidade e brilho, numa mistura notável de simplicidade e sofisticação.Composto por Bohuslav Martinu em 1937, aquando dos seus estudos em Paris, o Trio para flauta, violino e piano, também chamado de Sonata, é uma obra leve e transparente no espírito e na escrita. Sendo este compositor também influenciado pelas correntes nacionalistas, a obra mantém uma estrutura formal e textura neoclássicas.Heitor Villa-Lobos, um dos mais prolíficos compositores brasileiros, transporta-nos frequentemente até às sonoridades e ambientes do seu país através da sua vasta obra. A Sonata-Fantasia “Désésperance” para violino e piano foi composta em 1913 e também ela, sem a utilização explícita de fragmentos do folclore brasileiro, cria, através das cores, harmonias e do fraseado, um ambiente apaixonado, repleto de lembranças do Brasil.Para terminar um programa tão diversificado, o Trio para flauta, violino e piano (1958) de Nino Rota, compositor italiano amplamente conhecido pelas suas colaborações com o realizador de cinema Federico Fellini e um dos maiores compositores de música para filmes do séc. XX. Um dos meninos-prodígio do século passado na música erudita, Rota explora (tal como Bartok e Martinu) a bitonalidade, além do Neo-Classicismo na forma e texturas. Nas palavras do próprio compositor: “Reconhecem na minha música um pouco de nostalgia e bastante optimismo e bom humor? Bom, é exactamente como eu gostaria de ser recordado: com um pouco de nostalgia e bastante optimismo e bom humor!”

PROGRAMA 

  /imgs/Contos com Música/Programa aTRIO Ensemble - 16 Fev.jpg                                                

Sílvia Cancela, flauta 

 Iniciou os seus estudos musicais, em 1993, na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, é licenciada pela Escola Superior de Música de Lisboa, e prosseguiu os seus estudos de flauta em Paris. Obteve em 2006, o “Diplôme d’Études Musicales” em flauta e em 2008, o diploma em piccolo.Laureada em diversos concursos, de destacar: em 1999 o 1º prémio no Concurso “Prémio Jovens Músicos” na modalidade de música de câmara, e em 2007, o 1º prémio, por unanimidade, em piccolo no Concurso UFAM e o 2º prémio no 21° Concurso Europeu de Música de Câmara “F.N.A.P.E.C.” (Paris). Desde 2001 trabalha regularmente com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, na qualidade de primeira flauta e solista. De 2003 a 2008 foi titular da Orchestre de Flûte Français de Pierre Yves Artaud (Paris) com a qual participou no festival “Biennal de Zagreb” (Croatia) e no festival “Cap àl’Est” na cidade de Banska (Eslováquia).Em Março de 2008 interpretou, em Portugal, com o compositor e pianista francês Claude Bolling, as suas “Suites pour flûte et piano jazz trio”.Actualmente é docente na Escola Profissional de Música e na Academia de Música de Viana do Castelo.  

Evandra Gonçalves, violino

Nasceu em Viana do Castelo, em 1979. Foi aluna de Alberto Gaio Lima e Zofia Wóycicka em Portugal. Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do Ministério  da Cultura, estudou com Gerardo Ribeiro na Northwestern University (EUA), obtendo o Mestrado em 1999 e o Certificate  in Violin Performance em 2000. Foi também assistente do professor Gerardo Ribeiro nesta  mesma universidade. Concluiu o Advanced Studies Degree na University of Southern California, como aluna de Robert Lipsett. Participou em masterclasses com Zakhar Bron, Gerardo Ribeiro,  Anibal Lima, Almita Vamos, Isaac Stern e Augustin Leon Ara. Participou em estágios da Orquestra de Jovens da União  Europeia onde teve oportunidade de trabalhar com personalidades  do panorama musical como L. Slatkin, M. Rostropovich, Sir Colin Davis,  V. Ashkenazy, Martha Argerich, Emanuel Ax, Bernard Haitink, C. Maria Giulini,  entre outros. Foi premiada em vários concursos, em Portugal e nos EUA.Evandra foi solista com a Orquestra Sinfonieta, Orquestra Clássica do Porto, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmonia  das Beiras, ONP e NU Symphonie Orchestra. É membro fundador da Camerata Senza Misura e do TriArt. Apresenta-se frequentemente em duo com a pianista Ana Queirós, formando o Doppio Ensemble.É violinista da ONP e lecciona no Conservatório de Música do Porto e na EPMVC. 

Ana Queirós, piano 

Laureada em concursos nacionais e internacionais, Ana Queirós tem realizado recitais em Portugal, Brasil, Alemanha, Espanha, EUA e Moçambique. Discípula de J. Alexandre Reis e Pedro Burmester em Portugal, é Mestre em Piano Performance pela Manhattan School of Music de Nova Iorque, na classe de S. Mikowksy. Aperfeiçoou-se em Espanha e Alemanha com  D. Bashkirov, V. Margulis, P. Badura-Skoda, V. Viardo e G. Egyazarova, entre outros. Tem actuado sob a direcção de maestros como A. Saiote, V. Pearce de Azevedo e E. Schelle.. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, do Centro Nacional de Cultura e da Manhattan School of Music. Desenvolve intensa actividade artística, tanto a solo como em música de câmara, sendo fundadora do Doppio Ensemble e do TriArt.. Gravou ao vivo para a RDP Antena 2 e Rádio Brasília.

É professora do Conservatório de Música do Porto e da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo.

Data: 16 de Fevereiro de 2009, às 21h30

Local: Teatro Municipal Sá de Miranda- Viana do Castelo

Produção - Academia de Música de Viana do Castelo 

Apoios - Câmara Municipal de Viana do Castelo

Patrocínio - Ministério da Cultura – IA (Instituto das Artes) - Projecto "Contos com Música... Música com Contos"


Documentos para visualização